Fotobiomodulação

É a terapia que se baseia na interação da luz (Laser, LED) com os tecidos do corpo humano, estimulando os processos fotofísicos, fotoquímicos e fotobiológicos em nível mitocondrial e aumentando o metabolismo celular.

O termo Fotobiomodulação (também conhecido como Fototerapia) é usado para abordar de forma mais abrangente a ação da luz com objetivos terapêuticos, cujo efeito pode ser bioestimular ou bioinibir. A bioinibição acontece quando ocorre o excesso de degradação de fibras de colágeno e outras biomoléculas na pele.

A fotobiomodulação utiliza fontes de luz monocromáticas (laser e LEDs) para realizar a modulação de processos bioquímicos relacionados ao metabolismo celular.

A terapia ILIB (do termo em inglês Intravascular Laser Irradiation of Blood ou irradiação de luz laser sobre o sangue) também é uma terapia de Fotobiomodulação.

Lasers e LEDs são semelhantes, pois emitem radiação monocromática, contudo a radiação emitida pelos lasers é uma radiação estimulada e coerente, enquanto o LED emite radiação espontânea e não coerente.

* * *

ATENÇÃO: É importante que você saiba que essas informações não são suficientes para iniciar um tratamento. A conduta do tratamento de feridas requer a avaliação da lesão e do doente, de suas comorbidades e outras condições clínicas. Não realize auto-tratamento. Antes de usar qualquer tipo de curativo consulte um médico ou enfermeiro dermatologista (especialista).

Em caso de dúvidas Fale com a Gente (clique aqui). O uso de curativos deve ser feito sob a supervisão de um profissional da saúde.

Last updated